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As 11 Melhores Dicas de Marketing Digital para Bares e Restaurantes!

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√Č fato que o consumidor j√° adotou a internet como ferramenta de consumo e entretenimento. Cada vez mais pessoas utilizam a rede todos os dias e as empresas que ainda n√£o criaram uma presen√ßa digital consistente est√£o errando feio! √Č muito prov√°vel que elas estejam perdendo in√ļmeras oportunidades de conquistar novos clientes diariamente.

Afinal de contas, ter um atendimento excelente e pratos saborosos n√£o √© o suficiente para gerar vendas. O p√ļblico precisa descobrir todos os diferenciais do neg√≥cio para se sentir atra√≠do. Uma das melhores formas para alcan√ßar o potencial cliente e divulgar um estabelecimento √© participar de maneira estrat√©gica do ambiente digital.

Sem d√ļvidas, existem muitas op√ß√Ķes dispon√≠veis para colocar uma marca no universo online. Por isso, √© comum encontrarmos v√°rios profissionais perdidos sem saber em qual estrat√©gia apostar.

1. Entenda quem é o cliente ideal

Conseguir tra√ßar o perfil da persona √© fundamental para qualquer a√ß√£o de marketing bem-sucedida. Isso porque sem informa√ß√Ķes sobre quem realmente importa para o neg√≥cio, a empresa ‚Äúatira para todos os lados‚ÄĚ. Ou seja, n√£o tem foco e, com isso, atrai pessoas que n√£o t√™m potencial para consumir os seus servi√ßos.

Para não desperdiçar tempo e dinheiro se comunicando com os consumidores que não se interessam pelo negócio, entenda qual será o seu alvo. Faça uma entrevista com os 10 melhores clientes e busque desvendar todas as suas características.

Desde informa√ß√Ķes sobre idade, estado civil, forma√ß√£o acad√™mica, cargo que ocupa at√© quest√Ķes comportamentais. Entenda quais s√£o os principais problemas que a persona enfrenta. Por meio¬†dessas dores ser√° poss√≠vel chamar aten√ß√£o das pessoas que possuem o mesmo problema e t√™m potencial para consumir os servi√ßos oferecidos pela empresa.

2. Invista na publicidade mobile com o Google ADS (Adwords)

Ao identificar o p√ļblico ideal voc√™ conseguir√° criar v√°rias a√ß√Ķes de sucesso na internet. Uma das ferramentas mais eficientes para promover um neg√≥cio √© o¬†Google Ads. Essa solu√ß√£o de publicidade disponibilizada pelo Google pode ajudar a levar ao restaurante o cliente certo, no momento ideal.

Vamos imaginar que um consumidor fez¬†uma busca no seu celular por ‚Äúpizza em bh‚ÄĚ. Se aparece um restaurante nos resultados de busca em um raio de localiza√ß√£o pr√≥ximo de onde ele est√°, as chances da pessoa se tornar um cliente s√£o enormes.

Outro exemplo interessante √© se uma pessoa pesquisar em seu computador de casa, pelo termo ‚Äúpizza 24 horas‚ÄĚ. Se o restaurante for exibido na p√°gina de resultados, com certeza o consumidor entrar√° em contato para saber mais informa√ß√Ķes. Sendo assim, a empresa tem novamente, a oportunidade de gerar muitas vendas.

Busque na ferramenta ‚Äúplanejador de palavras-chave‚ÄĚ que o pr√≥prio Google Ads disponibiliza, os termos mais interessantes para come√ßar a investir. O ideal √© iniciar a campanha com uma verba de teste e avaliar o desempenho dos an√ļncios.

3. Fa√ßa promo√ß√Ķes no Instagram

O Instagram é uma rede social com apelo visual muito forte. Por esse motivo, alguns segmentos possuem mais destaque do que outros na rede. A gastronomia é um exemplo disso, pois o engajamento com as imagens relacionadas à comida é muito grande.

Para aproveitar esse envolvimento dos consumidores, √© interessante criar promo√ß√Ķes.¬†Sorteios¬†de um jantar especial, ou um desconto para quem levar mais tr√™s amigos e apresentar a publica√ß√£o do Instagram no estabelecimento. Esses s√£o alguns truques que atraem mais seguidores, geram engajamento e conquistam mais potenciais clientes para o restaurante.

E claro, fotos bem confeccionadas e um¬†feed bem organizado¬†criam uma relev√Ęncia maior para o seu perfil.

4. Tenha um site adaptado aos dispositivos móveis

Conforme citado anteriormente, os an√ļncios em dispositivos m√≥veis funcionam muito bem. Isso acontece porque a publicidade aborda as pessoas no momento em que elas mais precisam. No entanto, muitas empresas se esquecem de que ter um site responsivo √© essencial para essa estrat√©gia dar certo.

Afinal de contas, ao clicar no an√ļncio o consumidor ser√° direcionado para a p√°gina do restaurante. Caso ele tenha alguma dificuldade de navega√ß√£o, acesso √†s informa√ß√Ķes, o potencial cliente abandonar√° o site em poucos instantes.

Além de perder vendas, quanto mais pessoas saírem rapidamente do site mais alta fica a taxa de rejeição. Esse é um dos fatores que influencia o bom posicionamento de um site no ranking de resultados. Fique atento!

5. Não se esqueça do relacionamento como estratégia de marketing digital para bares e restaurantes

Mais importante do que atrair novos clientes é fidelizar os atuais. Se um cliente tem uma experiência boa com uma marca, ele pode influenciar sua rede de contatos positivamente. Por isso é fundamental investir em estratégias de relacionamento para que esses clientes se transformem em evangelizadores da marca.

Criar um programa de fidelidade é uma excelente maneira de premiar os clientes mais frequentes, com descontos e brindes. Fornecer um motivo para que o consumidor retorne ao estabelecimento é uma tarefa que deve ser constante.

Outra dica valiosa para trabalhar o relacionamento √© criar um an√ļncio no Facebook Ads para os clientes que fazem anivers√°rio nos pr√≥ximos dias. Existe um recurso que permite anexar uma planilha com os e-mails dos clientes e no momento de segmentar, √© poss√≠vel acrescentar a op√ß√£o ‚Äúpr√≥ximo anivers√°rio‚ÄĚ para alcan√ßar essas pessoas. Uma ag√™ncia¬†especializada em M√≠dias Sociais¬†pode fazer isso muito bem!

Sendo assim, √© interessante criar um an√ļncio com um desconto expressivo para oferecer nessa data especial. Isso mostra que a empresa conhece os seus clientes e est√° empenhada em tornar a sua experi√™ncia cada vez mais personalizada.

Você pode deixar mais caloroso o relacionamento investindo em um bom gerenciamento de mídias sociais. Estreitar a relação se mostrando presente aos feedbacks do cliente é o diferencial que as pessoas esperam das empresas atualmente.

Incentivar o¬†conte√ļdo gerado por outros usu√°rios¬†tamb√©m √© uma forte estrat√©gia de propaganda gratuita para sua empresa.

6. Crie eventos no Facebook

Para atrair mais pessoas para o estabelecimento o ideal √© criar eventos no Facebook. √Č interessante planejar um momento especial por semana ou por m√™s. Esse senso de urg√™ncia pode representar um bom motivo para os clientes retornarem ao restaurante. Ou seja, promover um rod√≠zio ou o dia de um determinado prato com desconto √© uma isca interessante.

Além disso, a identidade visual desses eventos também precisa ser diferenciada das peças que são divulgadas normalmente. O consumidor precisa entender que vai acontecer um evento diferenciado no restaurante e, sobretudo, em apenas uma data. Desse modo, o interesse das pessoas é cada vez mais aguçado.

7. Curta fotos que usem a localização de pontos turísticos da sua cidade

Turistas estão sempre empenhados em descobrir locais atrativos para frequentarem em suas visitas à novas cidades, que tal facilitar a busca para eles?

No Postgrain você pode buscar por localização, liste os principais pontos turísticos de sua cidade e curtas as fotos mais recentes com o perfil do seu bar ou restaurante. A ideia é despertar a curiosidade, afim de que os usuários do Instagram cliquem no seu perfil e através das suas fotos, eles sintam vontade de conhecer o seu estabelecimento.

8. Pesquise a concorrência

Buscar referências sobre as estratégias de marketing que a concorrência estão aplicando pode render insights poderosos. Existe uma ferramenta chamada LikeAlyzer para pesquisar as fanpages das empresas concorrentes e descobrir como anda o engajamento de cada uma.

Ap√≥s isso, voc√™ poder√° escolher quais as p√°ginas mais influentes de acordo com a pontua√ß√£o exibida na ferramenta, para pesquisar os detalhes do conte√ļdo utilizado, o tom de voz abordado e todas as t√°ticas utilizadas.

9. Tenha um site otimizado

Essa √© a primeira e talvez a mais importante dica. √Č primordial para iniciar uma estrat√©gia de marketing digital que voc√™ tenha um site otimizado, com uma usabilidade impec√°vel. Alguns pontos que devem ser observados:

Responsivo: Um site responsivo √© um site que se adapta a diferentes tamanhos de tela. √Č not√≥rio que hoje a maioria dos acessos se d√£o via mobile, ent√£o, √© primordial que seu site seja adapt√°vel a qualquer tamanho de tela.

Blog: Em um primeiro momento, um blog pode parecer trabalhoso e que n√£o converta tanto como uma campanha de AdWords. Por√©m, a longo prazo, pode se tornar um dos canais mais relevantes para atra√ß√£o e reten√ß√£o de clientes. De fato, criar conte√ļdo de qualidade, requer um pouco de trabalho, mas com certeza voc√™ colher√° bons resultados investindo em¬†Content Marketing.

SEO: Outro quesito important√≠ssimo, √© o SEO. Pense da seguinte forma: Voc√™ acabou de inaugurar um restaurante, novinho, com os pre√ßos super acess√≠veis, comida deliciosa, ambiente espetacular, toda uma experi√™ncia impec√°vel. Por√©m, ele fica no meio de uma floresta, sem acesso de ruas, rodovias, estradas, nada. √Č isso que acontece quando voc√™ cria um site/blog que n√£o seja otimizado. SEO √© o caminho que leva o cliente at√© o seu neg√≥cio, sem ele, todo o investimento em digital seria em v√£o.

10. Crie um diferencial

O mercado est√° saturado do tradicional. √Č preciso ter algo que te diferencie dos concorrentes. Claro, isso n√£o √© sempre poss√≠vel de ser feito, afinal, inovar em um mercado como esse √© mais complexo do que se possa imaginar.

Algumas sugest√Ķes que podem te ajudar:

Aplicativo para realizar pedido: Apesar de já existirem diversos aplicativos de delivery, ter o seu próprio pode passar mais credibilidade.

Cardápio com experiência VR: Esse seria algo um pouco mais complexo, visto que poucas pessoas possuem óculos de realidade virtual. Porém, nada impede que você crie essas experiência dentro do seu bar ou restaurante. Imagina, se você pudesse analisar um cardápio, ou ter a experiência de analisar os pratos e o ambiente do restaurante através de um óculos?

O restaurante do Panamá Buen Gusto colocou essa ideia em prática, e você pode assistir ao vídeo aqui.

Essas são algumas ideias que podem fazer seus clientes e futuros clientes a terem uma experiência diferenciada.

11. Invista no marketing de indicação

O marketing de indicação ou recomendação, é uma das estratégias mais usadas por negócios, seja ele online ou offline. Talvez por ser uma das formas mais fáceis de atrair potencias clientes em um efeito escala.

Além disso, a indicação ocorre geralmente por clientes satisfeitos, e isso faz com que se tornem defensores da sua marca, ajudando a divulgá-la no seu meio social. Uma estratégia parecida pode ser usada com influenciadores.

Algumas dicas para voc√™ colocar em pr√°tica uma estrat√©gia de indica√ß√Ķes:

  • conceda promo√ß√Ķes, ou descontos para os melhores clientes;
  • disponibilize cupons de desconto, ou alguma vantagem para as pessoas que irem em grupo ao seu estabelecimento;
  • incentive os seus clientes a divulgarem o seu restaurante nas suas redes sociais.
  • conceda cupom em formato de convite para os seus clientes presentarem os amigos;

Enfim, existem diversas formas que podem ajudar a crescer o fluxo de clientes no seu bar ou restaurante, basta usar a criatividade.

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