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13 Dicas Exclusivas de Marketing Digital para Startups em 2021

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J√° imaginou como seria ter apenas 2 ou 3 pessoas para gerenciar uma empresa com todas as √°reas envolvidas, Marketing, Vendas, Administra√ß√£o, Financeiro, Jur√≠dico, Cont√°bil e etc?ūü§Įūüė¨

Parece algo realmente fora do normal ou até mesmo impossível não é mesmo?

Mas essa √© a grande realidade das Startups no Brasil, principalmente no primeiro ano de vida. E isso acontece devido aos investimentos curtos e empreendedores que come√ßam um sonho com aquilo que tem, como foi o caso das gigantes de hoje, Apple, Google, Amazon e Disney! Sei que algumas delas n√£o s√£o Startups, mas vale o comparativo! ‚ėļÔłŹ

E pensando em como essas Startups tem dificuldades em alavancar ou escalar o neg√≥cio nos primeiros anos, vamos come√ßar com este artigo maravilhoso! ūüėćūü§©

 

13 Dicas Exclusivas de Marketing Digital para Startups em 2021

 

Para o sucesso da sua empresa primeiramente vamos falar sobre as 5 caracter√≠sticas de uma Startup de sucesso, e isso vai te ajudar a estruturar sua startup e conseguir chega mais longe! ūü§ď

5 características de uma Startup de Sucesso!

 

  • Age em um nicho espec√≠fico

Falar em startup j√° remete √† uma empresa com um objetivo bastante determinado, que atua em fun√ß√£o de uma solu√ß√£o para um p√ļblico espec√≠fico. Isso significa que seu marketing tamb√©m precisa ter um alvo bem definido e agir em cima dele.

Estabelecer um nicho e p√ļblico para atingir √© o jeito mais r√°pido de conseguir resultados satisfat√≥rios. Isso porque √© poss√≠vel pesquisar exatamente o que ele est√° procurando, quais s√£o suas necessidades e de que forma elas t√™m sido supridas at√© o momento para come√ßar a fazer melhor.

  • Tem base em m√©tricas e dados reais

Nessas horas, de nada adianta a intui√ß√£o. Tem que ter tudo ali, na cara, em n√ļmeros e an√°lises para provar de onde est√£o saindo suas a√ß√Ķes. Trabalhar com tecnologias j√° faz parte da cultura de startup e a¬†coleta de dados vem aliada √† isso.

Usar ferramentas para entender o que está acontecendo no mercado em que atua é essencial para empresas que precisam de um desenvolvimento contínuo. Só é possível fazer direito quando se tem noção das consequências do que já foi feito.

  • Avalia e testa com frequ√™ncia

Uma das mais importantes características do growth hacking é o teste contínuo. Com métricas específicas e o entendimento do que funciona e o que não funciona, fica mais fácil determinar os próximos passos para testar novamente.

Quem fica estagnado em uma só estratégia de marketing raramente consegue bons resultados. O interessante na disrupção é sair do óbvio e tentar aquilo que poucas pessoas conhecem ou viram, da forma que cabe melhor para seu modelo de negócio.

  • √Č digital

Marketing digital, google analytics, SEO, palavras-chave, marketing de conte√ļdo, site, blog, redes sociais, links, tr√°fego org√Ęnico. Essas e muitas outras palavras precisam fazer parte do cotidiano do marketing para startups.

N√£o d√° para ser uma empresa baseada em tecnologia sem usar o potencial do meio digital para apresentar sua marca e engajar seu p√ļblico. Estar presente nos canais certos, do jeito certo, ser√° o primeiro passo (e o mais barato) para mostrar quem √© sua empresa.

  • Age rapidamente atrav√©s da inova√ß√£o!

Fazer agora é melhor do que passar muito tempo planejando. Esse é o lema do growth hacker que deseja resultados. A velocidade é intrínseca das startups e move todos os setores de atuação.

Surgiu uma nova oportunidade? Agarre antes que o timing passe e você seja só mais um seguindo o fluxo. O óbvio precisa ser dito: atuar em uma startup é inovar. Uma mente rápida e curiosa encontra a chance de fazer algo novo em cada canto.

E agora vamos as outras dicas!

8 Dicas de Marketing Digital para Startups em 2021! ūüöÄ

 

1. Foque na produ√ß√£o de conte√ļdos de valor, que sejam interessantes.

Se você faz parte de uma startup chegando ao mundo dos negócios, provavelmente tem muito a dizer sobre o panorama do mercado.

Ent√£o por que n√£o transformar essa quest√£o em um conte√ļdo altamente interessante e relevante para o seu p√ļblico-alvo?

Apoiar-se no Marketing de Conte√ļdo √© uma √≥tima op√ß√£o para gerar posicionamento, engajamento e autoridade para sua startup. Al√©m disso, √© uma op√ß√£o mais em conta: pesquisas revelam que o Marketing de Conte√ļdo atrai¬†4x mais visitas em seu site e 5x mais Leads.ūüėģ

O que isso significa na pr√°tica? Que com conte√ļdo de valor para sua audi√™ncia voc√™ atrai mais oportunidades de neg√≥cio, consegue novos clientes e atinge a t√£o esperada escalabilidade, o sonho de toda startup. ūüėĮ

2. Crie uma variedade de formatos para seus conte√ļdos, inclusive offline!

Investir no Marketing de Conte√ļdo n√£o significa ficar preso somente a produzir blog posts sobre diferentes assuntos. √Č claro que eles s√£o parte importante de uma estrat√©gia de conte√ļdo bem-sucedida, mas o que n√£o faltam s√£o op√ß√Ķes de formatos.

Um whitepaper pode ser perfeito para você apresentar um estudo de caso, enquanto um eBook é ideal para oferecer um guia inicial ou completo sobre algum assunto que você domina.

J√° os v√≠deos v√™m para suprir uma demanda cada vez maior por parte dos usu√°rios, que tamb√©m desejam consumir um bom conte√ļdo em formato audiovisual.

Ao investir na ideia de multim√≠dia, sua startup consegue atingir um p√ļblico muito mais amplo! Com isso, voc√™ ganha uma nova audi√™ncia e aumenta (e muito) sua visibilidade e suas oportunidades de neg√≥cios, algo muito valioso para qualquer startup. ūüėČ

3. Defina e lembre-se sempre da Persona!

O que faz um conte√ļdo ser interessante n√£o √© a quantidade de palavras que ele tem ou de minutos que leva para ser consumido, mas sim quais informa√ß√Ķes traz e em que momento traz isso.

Para oferecer conte√ļdo √ļtil no momento adequado, √© fundamental conhecer quem √© a sua persona e mant√™-la sempre em foco para orientar a sua estrat√©gia de marketing e produ√ß√£o de conte√ļdo de maneira geral.

Antes mesmo de começar a colocar qualquer coisa em prática, defina quem é a pessoa que você deseja atingir, quais são as dores e problemas que ela possui e como a sua startup pode ajudar com isso.

Com esse tipo de atua√ß√£o direcionada, fica mais f√°cil criar campanhas que ressoem junto ao seu p√ļblico, que agreguem valor e que ofere√ßam justamente a diferencia√ß√£o e autoridade que voc√™ deseja para o seu neg√≥cio. ūüėĮ

Tamb√©m √© com foco na persona que voc√™ poder√° criar campanhas segmentadas e produzir conte√ļdo que esteja de acordo com cada etapa do funil de vendas, por exemplo. ūü§Ēūüėć

4. Fa√ßa seu conte√ļdo chegar at√© a sua Perona!

Produzir o conte√ļdo √© obviamente importante, mas, se a pessoa que mais interessa n√£o chegar a ler ou assistir ao que voc√™ produziu, seus esfor√ßos e investimentos ter√£o sido desperdi√ßados, certo?

Para evitar que isso aconte√ßa, √© fundamental investir na otimiza√ß√£o do conte√ļdo ‚ÄĒ ou seja, voc√™ deve aplicar as j√° consagradas t√©cnicas de SEO no site e blog da sua startup.

Ao tornar o conte√ļdo amig√°vel e otimizado para os motores de busca, voc√™ consegue uma posi√ß√£o melhor nas buscas org√Ęnicas, o que gera mais tr√°fego, mais interesse, mais engajamento e, no final, mais neg√≥cios.

Tamb√©m pode ser vi√°vel pensar em um investimento de verba para tr√°fego pago, fazendo assim seu conte√ļdo chegar mais r√°pido √° sua persona e tamb√©m aumentar o n√ļmero de pessoas que voc√™ poderia alcan√ßar. ūüöÄūüėÉ

5. O e-mail marketing n√£o morreu, e pode te ajudar!

Talvez voc√™ ou√ßa por a√≠ que ‚Äúo email est√° morto‚ÄĚ, j√° que h√° novas formas de comunica√ß√£o e intera√ß√£o ‚ÄĒ como as redes sociais, por exemplo.

Mas a verdade não poderia ser mais diferente. Se você acha que as redes sociais são as ferramentas mais poderosas, espere até saber que o email consegue gerar 40 vezes mais novos clientes do que o Twitter ou o Facebook.

Isso se deve a uma razão muito simples: o email é uma forma de contato direto e pessoal com quem mais interessa: o cliente ou futuro cliente. Mais do que isso, só se você entrar em contato com essa pessoa porque ela demonstrou interesse e ela disser, explicitamente, que está disposta a ouvir o que você tem a dizer.

Criar Landing Pages para a captura de emails em troca de materiais gratuitos e oferecer assinatura de newsletter s√£o duas op√ß√Ķes para conseguir aumentar a sua base de contatos de maneira efetiva.

Feito isso, é importante pensar na personalização de mensagens, já que emails personalizados têm 14% a mais de taxa de clique e 10% a mais de taxa de conversão.

Tendo em mente outras boas pr√°ticas de envio de Email Marketing, como usar um servidor adequado, voc√™ garante uma comunica√ß√£o ainda mais efetiva, e que gera resultados para a sua startup. ūüď®ūüďÉ

6. Marque presença forte nas Mídias Sociais certas!

Queridinhas dos profissionais de marketing ‚ÄĒ e dos usu√°rios! ‚ÄĒ h√° alguns anos, as redes sociais simplesmente n√£o podem ser ignoradas pela sua startup se o objetivo √© fazer uma campanha de marketing de sucesso.

Se o seu p√ļblico √© mais jovem, com certeza a persona da sua startup est√° nessas redes, mas conseguimos notar uma crescente participa√ß√£o dos usu√°rios de todas as idades nas redes sociais.¬†Elas s√£o uma oportunidade incr√≠vel para divulgar os seus servi√ßos, gerar autoridade para sua marca e engajar com a sua audi√™ncia.

Mas, afinal, quais s√£o as redes sociais para estar? Facebook √© obrigat√≥rio? Instagram √© o destino certo? Nada disso. As redes sociais certas para se estar s√£o aquelas nas quais o seu p√ļblico est√°.

Imagine que, voc√™ p√ļblica diariamente conte√ļdo sobre sua startup para Cabeleireiras e Maquiadoras no LinkedIn, mas ser√° que este p√ļblico ou essa sua persona realmente est√£o diariamente nessa m√≠dia? Ou ser√° que elas usam mais o Instagram todo dia?

Estatisticamente, sendo a rede social mais usada do mundo, √© natural que existam mais chances do seu p√ļblico estar no Facebook. Apesar disso, as pessoas que voc√™ deseja atingir podem estar gastando mais tempo no Twitter ou no Snapchat.

Por isso, é fundamental conhecer sua persona para selecionar as redes certas para investir.

Depois de criar os perfis, n√£o abra m√£o de utilizar a linguagem adequada para cada canal, inclusive em rela√ß√£o √† pr√≥pria produ√ß√£o de conte√ļdo. ūüėČūüďł

7. Sempre teste tudo, e depois teste novamente!

Testes A/B s√£o testes em que voc√™ faz pequenas altera√ß√Ķes ‚ÄĒ como de cor ou texto ‚ÄĒ em uma campanha, no seu site, blog ou em uma Landing Page, por exemplo, e coloca as duas vers√Ķes para serem distribu√≠das a uma audi√™ncia estatisticamente relevante. Ao fazer isso, voc√™ identifica qual op√ß√£o (A ou B) tem mais convers√Ķes, qual gera mais engajamento e assim por diante.

Para que voc√™ consiga sempre os melhores resultados, √© fundamental realizar testes A/B em suas a√ß√Ķes de Marketing Digital. Um teste A/B em uma cor de bot√£o em uma Landing Page, por exemplo, indica qual cor gera mais Leads para sua startup.

Como fornecem um conhecimento emp√≠rico ‚ÄĒ ou seja, baseado na experi√™ncia ‚ÄĒ voc√™ consegue obter informa√ß√Ķes sobre o seu p√ļblico que v√£o muito al√©m dos dados coletados por ferramentas, o que traz intelig√™ncia de mercado para a sua startup.

Voc√™ tamb√©m pode testar assuntos e dicas na produ√ß√£o de conte√ļdos, assim como deve testar todos os formatos dispon√≠veis, este √© o √ļnico jeito de descobrir o que realmente sua audi√™ncia ou persona querem da sua Startup. ūüďąūüďČ

8. Analise tudo, tenha dados e métricas!

Taxa de convers√£o, engajamento, taxa de cliques‚Ķ todos esses termos ‚ÄĒ e muitos outros ‚ÄĒ s√£o m√©tricas ou indicadores de performance respons√°veis por mensurar os seus resultados e a√ß√Ķes de Marketing Digital.

Basicamente, s√£o eles que dizem o que merece sinal verde para continuar sendo feito e o que deve ser modificado. Por isso, √© muito importante fazer essa an√°lise de maneira cont√≠nua ‚ÄĒ para evitar desperd√≠cio de tempo e dinheiro. Antes mesmo de lan√ßar qualquer campanha, estabele√ßa quais s√£o os objetivos, as m√©tricas e indicadores de performance dessa a√ß√£o.

Sempre acompanhe esses n√ļmeros e fa√ßa as melhorias necess√°rias.¬†Isso faz com que sua startup se especialize e melhore cada vez mais suas estrat√©gias de Marketing Digital.

S√≥ n√£o vale cair na tenta√ß√£o de usar m√©tricas de vaidade, que servem para inflar o ego da sua startup, mas que n√£o se traduzem efetivamente em resultados ‚ÄĒ afinal, voc√™ quer likes na sua foto do Instagram ou novos clientes?

Agora, √© hora de colocar essas dicas em pr√°tica! Seguindo essas orienta√ß√Ķes, voc√™ ver√° que o Marketing Digital aumentar√° a exposi√ß√£o da sua startup e ajudar√° a fazer com que ela cres√ßa e se fortale√ßa no mercado!

Ainda tem d√ļvidas sobre como aplicar isso tudo?

Entre em contato¬†para um or√ßamento especial para sua Startup! ūüėÉ